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O que comer antes e depois do exercício físico

Está pensando em começar a praticar exercícios físicos? Então fique atento sobre o que comer antes e depois de atividades físicas.

- Antes do treino: Para evitar o cansaço durante a atividade física, a nutricionista recomenda consumir alimentos leves que sejam fonte de energia, mas que sejam lentamente absorvidos pelo organismo. Para isso, uma boa opção é juntar um carboidrato com um outro alimento rico em fibras, como a banana e a aveia.

Coma carboidratos simples, como pão branco, dão pico de açúcar no sangue, ou sejam a pessoa tem um pico de energia e depois se sente cansada. Acrescentando a aveia, ela vai segurar esse pico e a energia vai se manter durante toda a atividade. Comer só uma fruta não é tão vantajoso porque ela dará energia só no começo do exercício, aí tem um pico de energia e cair rapidamente, como um efeito rebote.

Outra combinação para dar mais energia é um carboidrato de baixo índice glicêmico, como batata doce ou inhame, com uma proteína leve, como o ovo, ou um alimento fonte de gorduras boas, como o abacate ou nozes (castanha do pará, noz ou amêndoas).

Para quem gosta de bebidas antes do exercício, fazer uma vitamina de abacate com água de coco natural é ótimo, pois ela é rica em minerais, vitaminas e gorduras boas.

De acordo com nutricionistas, o ideal é comer até uma hora antes de pedalar. "Isso varia de pessoa para pessoa, mas o ideal seria 30 minutos ou 40 minutos antes", recomenda. "Não aconselho comer 10 minutos antes porque a pessoa pode se sentir pesada e ter mal-estar.

Assim como comer poucos minutos antes, a pessoa deve evitar comer leguminosas ou pratos pesados e gordurosos, como uma feijoada. Prefira alimentos mais naturais e leves.


- Após o treino: Após a atividade física, a primeira coisa é se hidratar com bastante água ou água de coco natural. Os nutricionistas também recomendam uma fonte de proteína, como carne de frango, peixe ou ovo, com um carboidrato, como arroz integral ou quinoa.

O uso de suplementos, como whey protein, é indicado para quem fez musculação, mas pode ser substituído por uma proteína natural, como o próprio ovo.

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